CAVALEIROS DE PRATA


Desde criança, sempre fui fascinado por essa coleção Playmobil: os cavaleiros com corpo cromado. Fazem parte da linha Medieval, que aportou no Brasil em 1976, quando a fabricante TROL trouxe reis, rainhas, arqueiros, damas e estes lindíssimos soldados prateados. A menos que fossem guardados em condições excepcionais (ao abrigo da luz, longe da umidade ou de qualquer contato com o suor das mãos), essas figuras logo perdiam o brilho e ganhavam uma cor madrepérola.


Os 10 bonecos que exponho nas fotos acima foram produzidos pela alemã Geobra, e resistiram ao teste do tempo. Tanto assim que os comprei recentemente, de um amigo vendedor europeu. Embora com arranhões e algum descoloramento, fiz questão de juntá-los aos demais guerreiros que já tinha comigo, estes em melhor estado e com seus elmos ainda reluzentes. Entre peças brasileiras e estrangeiras, tenho agora um rei e 20 cavaleiros de diversas cores.

Lançado na Alemanha em 1974, simultaneamente às coleções de índios e de operários, o cavaleiro com torso prateado foi um dos pioneiros a desbravar o mercado. A figura foi retratada no primeiro adesivo criado pela Geobra, ainda na década de 1970. Na cor vermelha, o boneco foi relançado em 2014 como brinde da revista comemorativa dos 40 anos do Playmobil, comercializada somente na Europa. Infelizmente, nenhuma linha atual reproduz figuras semelhantes. Nem mesmo peças ou acessórios modernos têm brilho parecido.

E assim, os cavaleiros de prata tornaram-se mais uma raridade na nossa coleção...




Meu pequeno grupo de cavaleiros cromados Playmobil
Mi pequeña legión de caballeros brillantes Playmobil 
My little group of Playmobil knights in shining armours

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA TROL

HISTÓRIA DA ESTRELA

CARROS: COLEÇÃO COMPLETA