PROPAGANDAS DA ESTRELA


Embora o Playmobil tenha sido um brinquedo de enorme sucesso nas décadas de 70, 80 e 90 do século passado e aparecesse com relativa frequência nos comerciais de TV, pouquíssima publicidade impressa foi veiculada na época. Na contagem deste blogueiro, a fabricante TROL criou apenas seis peças publicitárias – todas anunciadas em revistinhas em quadrinhos, de 1977 a 1980. Já a Estrela, até onde sabemos, pagou por apenas duas campanhas, ambas ocupando página dupla em revistas da Editora Abril voltadas a adultos, no ano de 1993.

Tomei emprestado os anúncios originais da fabricante Estrela com o colecionador Fernando Leite, do Rio de Janeiro, que me incentivou a postá-los aqui no blog. O primeiro deles foi publicado na revista Veja de 30 de junho de 1993, com texto mais focado nos papais: "Carros velozes, motos, mulheres, aventura. Pensa que é só o senhor que sonha com isso?". A ilustração é a mesma que aparece no catálogo lançado naquele ano, recriando um acidente numa corrida de automóveis.


A segunda propaganda saiu em setembro daquele ano na revista Cláudia, destinada ao público feminino. O cenário espacial mostra a linha PlaymoSpace, em ilustração idêntica à do catálogo, e diz: "Seu filho foi lá na Lua, e já volta". Nos dois anúncios, há menção à fábrica alemã Geobra, criadora do brinquedo. Mas o detalhe é que ao lado dos logotipos da Estrela e do Playmobil, aparece o slogan "É inteligente para brincar, mas não é chato para montar". Trata-se de uma sutil alfinetada no Lego, até hoje seu maior concorrente naquele nicho de mercado.

Cabe ressalvar que as propostas dos dois brinquedos são diferentes: o Playmobil dá um mundo pronto para a criança brincar, enquanto o Lego pede que a criança primeiro construa seu universo, bloco a bloco, para depois criar uma brincadeira. Eu sempre preferi a proposta alemã, mais pragmática que a dinamarquesa. E por isso mantenho esse blog, levando a brincadeira a sério, mas nem tanto!





Propagandas da Estrela no Brasil repetiam a ilustração dos catálogos Playmobil
Publicidades de Estrela usaban la misma imagen de los catálogos de Clicks 
Estrela advertisements in Brazil used the same pictures of Playmobil catalogues

.

Comentários

  1. Ainda bem que alguns textos mudaram hoje em dia, mas gosto da cutucada sutíl no concorrente, como teve até naquele filme publicitário.
    valeu por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, a publicidade era outra coisa naquela época, né?

      Sim, lembro do comercial de TV, onde o Lego era claramente citado e caçoado!
      Esse tempo não volta mais... rs!

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLEÇÃO COMPLETA

HISTÓRIA DA TROL

HISTÓRIA DA ESTRELA