PLAYMOBIL EM DUPLAS


Depois que concluí a coleção de caixas 1-Clicky, voltei minha atenção para as caixinhas que eu chamo de quadradas: aquelas em que normalmente vinham dois bonecos Playmobil. Com dimensões de 14,5cm por 10cm, elas chegaram ao país ainda no fim dos anos 70, através da fabricante TROL, sob licença da matriz alemã, a Geobra. Minha mais recente aquisição é a referência 23.58.0, comprada do colecionador paulista Vladimir Leisnock.

Com um cacique e um índio a cavalo, a caixa remete às origens do Playmobil, quando o tema Western estava em moda e os bonecos eram de uma só cor, porém cheios de adereços como colares, pulseiras e tornozeleiras. Embalagens de 2-Clicky fizeram sucesso na Europa nas décadas de 1970/80. Lá foram comercializadas várias duplas que jamais vieram ao Brasil, como o par de bombeiros, a enfermeira com paciente, e até um casal de figuras para colorir.


Embora algumas caixas fossem do mesmo tamanho das de 2-Clicky, vinham com apenas um boneco, como se vê nas fotos que ilustram este post. No blog Playmoboxes, todas são apresentadas juntas, formando um único bloco de "caixas quadradas", ao lado de suas congêneres da fabricante Estrela, que viriam nos anos 90. Estou de olho nas quadradinhas que faltam, torcendo para que em 2018 consiga ampliar ainda mais a coleção!


Mais dois índios na caixinha seguindo para a coleção
Dos indios más para la colección de cajas Playmobil
Two more indians to my mint in box Playmobil collection

.

Comentários

  1. Essa caixinha é bem legal! Tenho 2 da série de western. novas aquisições são sempre bem vindas! e a coleção aumenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Luciano!

      Pelas minhas contas, foram produzidas em torno de 20 caixas nesse estilo.
      Ainda temos um longo caminho a percorrer... rs!

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA TROL

HISTÓRIA DA ESTRELA

CARROS: COLEÇÃO COMPLETA