CAIXA PEQUENA


Ainda celebrando o fechamento da minha coleção de caixas clássicas da TROL, apresento aqui mais uma pequena notável que adquiri há poucos dias: a caixinha do adestrador de foca, código 23.78.7. O ano de fabricação dela é incerto, como o de todos os demais itens Playmobil brasileiros, mas acredito que tenha sido produzida pouco antes da falência da empresa, quando a TROL já usava o nome Inbrima (Indústria de Brinquedos do Amazonas), embora mantivesse na embalagem seu logotipo tradicional.

No fim da década de 1980, a TROL decidiu diminuir o tamanho das caixas que vinham com apenas um boneco (chamadas de 1-Clicky) e além de reeditar algumas referências do catálogo clássico – como o xerife, o cacique e o policial – acabou inventando novos produtos, que não constavam da linha original da matriz alemã. É o caso dessa caixinha com o treinador de foca, do cinegrafista da TVI e do palhaço com bumbo. Os bonecos foram reaproveitados de outros sets, mas as embalagens são criações exclusivas "made in Brasil".

Uma versão um pouco maior dessa caixa circense existiu antes, tanto na Alemanha (Geobra 3518) quanto aqui (TROL 23.51.8). Nela vinha um boneco azul e branco e duas focas, além do indefectível catálogo de novidades. A partir de 1993, as caixinhas menores se tornariam o tamanho-padrão das 1-Clicky da Estrela, a fabricante que sucedeu a TROL na produção do Playmobil. Várias dessas caixas pequeninas eu exponho no blog Playmoboxes. Vale conferir!





Duas gerações de treinadores de foca Playmobil da TROL
Dos generaciones de entrenadores de focas en cajas Playmobil
Two generations of Playmobil seal trainers, mint in box

.

Comentários

  1. Sou sincero em dizer, se lá nos idos anos 70 me dissessem pra escolher uma caixinha de playmobil Trol, com certeza não seria essa. Tudo bem é Trol, fase final mas... tinha outras bem mais legais, rsrsrs. Mas hoje em dia ela é muito bem vinda em qualquer coleção. Você fez bem em resgatá-la e que venha a próxima.
    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Luís

      Sua percepção é a mesma que a minha. Eu não tive, na infância, nenhuma caixinha dessa "fase final" da TROL. Cheguei a vê-las nas lojas, mas as achava estranhas: caixa pequena em relação às que eu tinha, a imagem do boneco parecia grande demais e até a cor da embalagem era diferente, de um azul mais escuro que as clássicas dos anos 70. Hoje em dia, claro, dá vontade de voltar no tempo e recolher todas as disponíveis!

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLEÇÃO COMPLETA

HISTÓRIA DA TROL

HISTÓRIA DA ESTRELA