PINTE E BRINQUE


No distante ano de 1978, a Geobra criou na Alemanha a coleção Playmobil Color. Nos catálogos seguintes, foram lançadas mais de 40 referências nas quais os bonecos e as peças vinham na cor branca, acompanhados de canetas para que a própria criança colorisse os itens. Aqui no Brasil, apenas uma caixa foi produzida nesses moldes, ganhando da fabricante Estrela o nome de "Pinte & Brinque". Foi esta que acabei de receber em casa.

O set Estrela 30.16.08 vem com três tigres tristes (ops, olha o trava-língua!) e duas canetinhas especiais para pintura de plásticos: uma preta e outra alaranjada. Não há bonecos na caixa, apenas os animais – o que a enquadra na categoria de Add-on.


Dos meus tigres, um veio ainda branco, um todo colorido e o terceiro, parcialmente pintado pelo antigo dono, o colecionador Sérgio Teixeira, a quem agradeço a cordialidade durante a negociação, desde o primeiro contato, iniciado por ele ao ler este blog, até a chegada do material.

Ainda dentro da caixa, produzida na Zona Franca de Manaus a partir de 1994, veio um papelzinho no qual o fabricante explica à criança como acertar a pintura e como fazer para comprar novas tintas (as minhas canetinhas já vieram secas, mas agora é tarde para pedir outro par à fábrica... rs!). Resta-me a imensa alegria de acrescentar à coleção mais uma caixinha histórica e difícil de encontrar por aí. Valeu!






Coleção Playmobil Color europeia virou Pinte & Brinque no Brasil
Única caja de la colección Playmobil Color reproducida en Brasil
Playmobil Color collection had only one box made in Brazil

.

Comentários

  1. Gostei muito da ideia do antigo colecionador em manter pelo menos 1 exemplar intacto, assim podemos ter a ideia de como o brinquedo chagava às mãos da criança!

    Uma pena não ter mais tinta mas, também já faz tempo... rs

    Agora, os três tigres tristes terão alegria demais para se sentirem contagiados, não é mesmo Zerocal?

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Marcius!

      Um tigre permanece branco -- e pode até ser usado num futuro diorama, como um tigre albino! E a essa altura, os tigres já nem estão mais tristes: sabem que serão bem cuidados... rs!

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE