40 ANOS DE BRASIL


A data não poderia passar em branco. Então este blog registra: conforme nos aproximamos do fim de 2016, o Playmobil está completando 40 anos de existência (e resistência!) no Brasil.

Muita gente se confunde e acredita que o brinquedo alemão chegou ao país em 1977. Até mesmo um livro brasileiro, interessante almanaque dos anos 70/80, cita o ano de 77 como o de desembarque do boneco em solo nacional. Trata-se de um engano, que merece correção. Criado na Alemanha em 1974, o Playmobil estreou nas prateleiras brasileiras no fim de 1976, pelas mãos da fabricante TROL.

Não existe uma data exata para o lançamento comercial no Brasil. E como a TROL faliu na década de 1990 sem deixar maiores registros de sua história, temos de recorrer aos arquivos de jornais e revistas para conseguir algo concreto sobre o tema.

A mais antiga menção ao Playmobil que encontrei é um anúncio do jornal O Globo, datado de 5 de dezembro de 1976, mostrando caixinhas unitárias (1-Clicky) à venda nas Casas Helal – tradicional loja de brinquedos da época, famosa no centro de comércio popular chamado Saara, no Rio de Janeiro. A rede de lojas era então dirigida pelo empresário americano (naturalizado brasileiro) George Helal, também conhecido por suas atividades como dirigente do Clube de Regatas do Flamengo, time de maior torcida do Brasil.



Portanto, é certo que o "Playmobil System" já estava à venda no Rio durante o período de Natal de 1976. A confusão de datas pode advir do fato de que as primeiras peças publicitárias do brinquedo, assinadas pela TROL, só seriam divulgadas no ano seguinte, invadindo revistas em quadrinhos como Turma da Mônica, Mickey e Pelezinho. Na sequência, viriam as propagandas de TV, reforçando a marca e entrando de vez no imaginário infantil.

Para quem quiser saber mais detalhes sobre a história da TROL, recomendo este link. E sobre a fabricante Estrela, que seguiu a produção do Playmobil após a falência da primeira empresa, recomendo este outro post.

Desfeito o engano, resta dar os parabéns aos empresários que trouxeram, comercializaram e cuidaram do nosso querido Playmobil ao longo dessas quatro décadas. E congratulações a todos os colecionadores que mantêm incansáveis a memória desse brinquedo!


Playmobil à venda, no Natal de 1976
Clicks a la venta en Brasil, el año 1976
Playmobil for sale in Brazil, on December 1976


.

Comentários

  1. Olá Zerocal,

    resolvi retornar as visitas ao blog e me deparo com esta "didática" postagem! Parabéns pela coletânea de informações, sempre precisas!

    Mas, menciono ser uma pena não ter mais documentos sobre as antigas empresas fabricantes de nosso querido Playmobil!

    Perde-se um pouco da história do brinquedo, assim como de nosso país, salvo a parte jornalística.

    Mas, sigamos em frente, acompanhando os blogueiros colecionadores, que nos prestigiam com tantas surpresas...


    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Marcius!

      Seja sempre bem-vindo ao blog. Compartilho com vc essa lamentação: nossas fabricantes de brinquedos foram embora uma a uma, numa época pré-internet, sem deixar vestígios... Assim, cabe a nós mantermos viva a história.

      abs!

      Excluir
  2. Oi Cal! mais um post sensacional!
    ja pensei em tentar achar algum ex funcionário pra tentar ver se tem algum material.
    temos mesmo que manter viva a história
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Luciano!

      A ideia é boa: acredito que a turma que trabalhou na fábrica tenha boas lembranças (memórias) a serem compartilhadas. Já quanto a algum material, vejo poucas chances: isso talvez ficasse mais a cargo de publicitários e da turma de marketing -- externos à empresa.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO