WIP - HELICÓPTERO AZUL


WIP é a sigla usada em língua inglesa para dizer "Work in Progress". No mundo dos colecionadores, dá para traduzir como "trabalho em andamento" ou "obra a concluir". É isto que apresento agora: um helicóptero azul da Guarda Costeira, exclusividade lançada pela TROL apenas no Brasil (código 23.71.8), que está em restauração já há um bom tempo aqui em casa – mas acredito firmemente que um dia ficará pronto!

Consegui a carcaça do helicóptero num site de leilão, a preço baixo. Veio com adesivos rasgados, esqui de pouso quebrado e peças faltando, mas sem arranhões. Após o tradicional banho com água e sabão, consertei a base com cola. Estou em busca dos rotores de topo e de cauda. Sei que eram brancos, mas diante da dificuldade de achá-los, terei de me contentar com peças de cor preta mesmo.

 

 

Na fase de recriação dos adesivos, tive a preciosa ajuda do colecionador Guilherme Santos (Macaé, RJ). Experiente no ramo do restauro de veículos Playmobil, ele também me deu dicas de como pintar as peças com spray branco, a fim de tornar o modelo mais parecido com o original. Agora preciso encontrar as peças, pintar e fotografar.

Fica a dica para quem curte brinquedos antigos: não os deixem parados na gaveta, quebrados e sujos. Um pouco de água e sabão, somados à boa-vontade de reparar peças (mesmo que sem muita habilidade, como no caso deste blogueiro) podem trazer essas preciosidades novamente à vida!

 



Helicóptero da Guarda Costeira em restauração
Helicóptero de la Guardia Costera en reparos
Playmobil Coast Guard helicopter in restauration


.

Comentários

  1. Cal,

    Em primeiro lugar, a repaginada do layout do blog ficou ótima! Legal mudar de vez em quando já que o tema é vasto e seu acervo proporciona várias possibilidades.

    O helicóptero agora está em boas mãos, tenho certeza que em breve você conseguirá deixa-lo em condições de voo. Acredito que caso alguém encontre alguma dessas peças, certamente lembrará de você. Comigo incluído na lista, pois sei da grata satisfação em recuperar uma peça para inclui-la na coleção. Por outro lado vejo que você já está bem assessorado pelo Guilherme que é fera no assunto.
    Abs,
    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luís

      Vou mudar a foto de fundo do blog com mais frequência, mas sempre tentando puxar para um tom azul, a cor das caixinhas Playmobil!

      Quanto ao helicóptero, é isso: se eu tiver a sorte de completá-lo, farei as fotos.

      abs!

      Excluir
  2. Bela iniciativa Cal! eu mesmo ja restaurei a van da ambulancia e da polícia, e quando estao prontas é outra coisa. um simples banho de detergente e depois se vc passar cera automotiva fazem a diferença!
    eu peguei um carrinho da estrela, aquele de rally numa feira de atiguidades aqui em sp, só a carcaça. to atrás das peças agora.
    seu encontrar partes de helicoptero ai te aviso tbm, tem uma vitrine no centro de sp que tem 2 amarelos no estado que vc pegou esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Luciano!

      Tão bom quanto ganhar um brinquedo novo é "trazer de volta à vida" um brinquedo antigo, que a gente consegue restaurar!

      Quero ver seu novo rally, deve ser aquele amarelo, né?
      Eu consegui um, também incompleto, em 2012:
      http://playvender.blogspot.com.br/2012/05/carro-de-rally.html

      E quanto às peças da aeronave... estamos de olho!!!

      abs!

      Excluir
    2. é esse mesmo cal! to só com o carrinho e o para brisa e o melhor consegui a caixa com o starikoff!
      vc recuperou ele?

      Excluir
    3. Luciano,

      Com ajuda do Luciano Leite (MG), recuperei 99% do carrinho! Só falta uma estrutura vermelha que fica dentro do carro, que imita suportes metálicos. Não tenho a caixa, mas sei que falta uma peça: a prancheta que o copiloto segura.

      abs!

      Excluir
  3. E aí cal vê qual peça falta tenho alguma coisa dele se não me engano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Playmobil Forever!

      Já consegui umas pecinhas com outros amigos, mas ainda me falta uma hélice branca (eu consegui uma preta, mas ainda não a pintei... posso até trocar contigo, se vc quiser) e dois tipos de pinos: um redondo, que fixa a hélice superior no corpo do helicóptero, e um pino vermelho longo, que fixa o rotor na cauda.

      abs!

      Excluir
  4. Oi, recentemente ganhei muitos brinquedos do playmobil dos anos 70/80, que minha vó tinha guardado. Tenho esse helicoptero azul da guarda costeira em bom estado. a unica coisa quebrada é o pino vermelho que segura a helice. ainda tem adesivos visiveis. voce tem interesse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, tenho interesse: por favor, responda aqui com seu e-mail, que eu entro em contato! (não publicarei seu e-mail neste blog, fique tranquila).

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE