ASTRONAUTAS ITALIANOS


Este post é dedicado aos heróis que ultrapassam os limites da Terra e conduzem a imaginação infantil ao espaço sideral. No universo Playmobil, eles nasceram em 1980, com a coleção Playmo Space, vendida em larga escala nos principais mercados da época. Eram astronautas e robôs em suas naves espaciais, com muitas peças brilhantes (cromadas) que infelizmente se descascavam com extrema facilidade.

Nestas propagandas europeias cedidas pelo colecionador Fernando Leite (RJ) é possível ver várias caixinhas da linha espacial, comercializadas pela marca italiana GIG. Aqui no Brasil, foram produzidas cerca de 20 caixas da TROL e outras cinco da fabricante Estrela. O detalhe é que a Estrela quebrou a monotonia de cores original e "carnavalizou" as espaçonaves com tons berrantes como amarelo, vermelho e preto.

Os anúncios aqui mostrados foram publicados em revistas em quadrinhos da década de 80, sobretudo no gibi do Topolino. Desses, o que mais me encanta é o cenário lunar com a nave em forma de disco voador, rodeada por outras espaçonaves. Tudo de uma época em que os publicitários colocavam a mão na massa para criar uma cena realista, em vez de gerar tudo em computador, como o fazem hoje.






Propagandas italianas da coleção Playmo Space
Publicidades italianas de Playmobil Espacial 
Italian adverts of PlaymoSpace 


.

Comentários

  1. Cal, a verdade está lá fora... rsrs.

    O tema espacial com certeza seduziu milhares de crianças que passavam horas a sonhar com essa viagem ao desconhecido. Já eu vivia sonhando era com o restante da linha Playmobil, em terra firme mesmo ou no máximo na água, rsrs. Ainda bem que eram diversas aventuras no mundo Playmobil, já dizia o slogan.
    Abs,
    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís,

      Eu já admiti aqui no blog que este tema não era dos meus preferidos -- tive poucos astronautas e naves PlaymoSpace na infância. Mas agora, já como adulto, começo a ver com outros olhos esse espaço sideral...

      abs!

      Excluir
  2. Cal,

    Esta última foto, é sensacional!!! Esta criação, totalmente original sem efeito de computador, era muito legal!! Fico imaginando, o trabalho que dava montar este cenário, iluminação e enquadramento para tirar esta foto!!! D+

    Abraços,
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vlad

      A última foto mostra bem o romantismo de uma época que não volta mais: propagandas sem efeitos de computador, tudo feito à mão, com peças e materiais de verdade... e com resultado lindo!

      abs!

      Excluir
  3. apesar de eu ter tido a nave e aquela base retangular, eles não eram meus favoritos inclusive foram os primeiros que passei pra frente quando voltei a colecionar, hoje sou q nem vc vejo com outros olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Luciano...

      O OLHAR do colecionador é diferente do nosso olhar de criança. Assim como o BRINCAR do adulto também difere do brincar infantil. Em comum, a vontade de ter todas as caixinhas! rs...

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE