WESTERN SPAGHETTI


O título deste post presta uma homenagem ao gênero cinematográfico de muito sucesso nos anos 60 e 70, também chamado de bangue-bangue à italiana. Mas como o blog não é sobre a sétima arte, e sim sobre Playmobil, a alusão ao Western Spaghetti serve de pretexto para ilustrar esta página com uma dezena de fotos de propagandas antigas, todas produzidas na Itália, com o tema Velho Oeste.

Confesso que a coleção Faroeste, até hoje, é a minha preferida entre todas já lançadas pelo Playmobil. Revendo os anúncios, relembro das caixinhas vintage feitas pela TROL, algumas das quais apresento no blog Playmoboxes. Ressalto que as peças publicitárias pertencem ao amigo colecionador Fernando Leite, a quem agradeço a cessão do material e a possibilidade de "viajar" no tempo. Vamos curtir?


 

 


 


Antigos anúncios italianos sobre o Faroeste Playmobil
Antiguas publicidades italianas con el tema del Oeste
Vintage Italian advertisement of Western Playmobil


.

Comentários

  1. Cal,voce sabe se essa gigi fabricou também? parece que só distribuia pois não tem nehum logo como a nossa trol, antex , lyra etc.

    queria arrumar uma da trol, aquela que vc tem é de época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Sua pergunta é boa, pois nas fontes em que procurei, a GIG é sempre citada como "licenciada", mas não diz se fabricava ou apenas redistribuía.

      Em todo caso, há algumas propagandas de PlaymoSpace nas quais as caixas parecem vir com o logotipo "GIG".

      E sobre a TROL, acredito que ela fez 6 anúncios para gibis entre 1977 e 1980 (estou à procura de outros, mas não encontro... por isso, acho que foram somente 6 mesmo).

      abs!

      Excluir
  2. Mas que post bacana Zerocal. É como a música diz: "recordar é viver..." e o amigo gosta muito destas recordações, além de nos proporcionar uma aprendizado importante sobre nosso querido Playmobil.

    Agradecimentos também ao amigo Fernando pela disponibilidade do material.

    Achei linda essa ideia de formar os "duetos" como os Playmos. Nos mostra a beleza de cada um deles sem contar com a preciosidade dos cenários e o conhecimento do tema em questão.

    Confesso que tenho olhado com bons olhos esta linha, em especial os indígenas que, em minha coleção tem tido uma parcela de atenção grande por hora.

    Forte e fraterno abraço. Até o próximo, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcius!

      Também gostei demais das propagandas com os duetos: as cores são vivas, os bonecos estão bem grandes (é possível analisar detalhes) e as caixas azuis também aparecem bem destacadas.

      Obrigado pelo incentivo de sempre.

      abs!

      Excluir
  3. Evandro Cordeiro14 de maio de 2015 23:11

    Tudo bem Cal ?

    Uma coisa que eu observei e eu creio que o amigo também, no que se refere as caixinhas, são as fotos laterais :

    - Nas caixinhas da Trol elas eram impressas "deitadas", ou seja, com a caixinha deitada os Playmos ficam de pé , enquanto que, tanto a caixinha da GiGi e suas fotos laterais ficam em posição ereta.

    Foi só uma observação, meu caro amigo, nada que acrescente em muito. Um grande abraço e parabéns pelo seu blog !

    E por favor , continue nos atualizando sobre este maravilhoso mundo do eterno sorriso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom, Evandro

      Gostei da observação, realmente as caixinhas individuais da TROL imitavam o modelo original da Geobra (fotos horizontais), enquanto essas da GIG usaram fotos mais "quadradas" na parte lateral. Percebe-se que não havia uma uniformidade ditada pela fábrica: cada país fazia ao seu jeito...

      Continue visitando o blog e deixando comentários.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES