RÉPLICAS DE CAIXAS


Recebi de um colecionador de brinquedos as fotos que ilustram este post. São réplicas de caixas Playmobil feitas por ele mesmo. Na falta de embalagens originais da TROL para guardar os bonecos que restaram da infância, o amigo (que prefere não se identificar) decidiu fabricar as próprias caixinhas.

O colecionador conseguiu o scan de caixas originais de 1-Clicky, que serviram como molde. Em seguida, levou os arquivos digitalizados a uma gráfica e imprimiu tudo em papel-cartão. Não tive acesso às caixas "ao vivo", mas pelas fotos podemos ver que as cópias estão perfeitas: aliás, foram reproduzidas até mesmo as imperfeições das embalagens originais, como pequenos rasgos e rabiscos. Segundo ele, as cores saíram um pouco mais escuras que o padrão, mas o resultado geral foi bastante satisfatório.

Acredito que os colecionadores mais puristas não se interessem tanto por réplicas. E o amigo que as fez já adianta: não vende, nem troca as caixinhas. Apenas as recriou por diversão. No entanto, aqueles que querem resgatar a infância por completo – não só o brinquedo, como também a embalagem – têm aqui um bem-sucedido exemplo de faça-você-mesmo.


 


Cópias perfeitas de caixas Playmobil antigas
Réplicas de antiguas cajas Playmobil
Clones of old Playmobil boxes



.

Comentários

  1. Cal, os "clones" ficaram muito bem feitos mesmo! Mas como disse lá no fórum, alguns puritanos preferem a caixinha velha e surrada do que uma novinha clonada. Mas se eu pudesse teria algumas para acondicionar os meus itens desprovidos de caixa sem o menor problema.

    Abraço,
    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís,

      É possível encontrar algumas cópias sendo vendidas em sites de leilão -- mas até hoje sempre vi sendo anunciadas claramente como Réplicas. O grande problema é quando vendedores mal-intencionados tentam passar "gato por lebre"... Diante disso a gente tem de ficar atento!

      abs!

      Excluir
  2. Olá Zerocal,

    que post interessante (ou polêmico?).

    Particularmente, não veria problema em ter algumas caixas antigas, principalmente pois não as conheci quando criança. Utilizaria muito bem para uma vitrine em casa e, porque não, até em alguma exposição (fazendo a referência de ser uma réplica).

    O trabalho ficou muito bem feito; realmente percebe-se até os detalhes de ranhuras nas caixas! Pelo menos o colecionador não as utilizou em "proveito" próprio!

    Muito interessante! Agradecimentos ao amigo por compartilhar.

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Marcius

      O objetivo nem era fazer polêmica, mas apenas mostrar um trabalho bem feito de "clonagem", no qual o colecionador usou para si mesmo as peças que fez -- sem intenção de lucro. Que bom que os amigos gostaram.

      abs!

      Excluir
  3. Oi, aqui quem vos fala é um colecionador puritano!!!!! rssssss....

    Brincadeira a parte, não vejo problemas em quem gostaria de ter uma caixa réplica em sua coleção, principalmente para trazer a tona uma lembrança de infância. Particularmente, sempre busco as originais, surrada, suja, faltando pedaços etc... rss...

    A única ressalva, é quanto cair em mão de algum "esperto", que queria levar vantagem de paixão de colecionador!!!

    Tirando isso, o trabalho ficou muito bom... se o colecionador for de São Paulo, iria ser legal colocar lado a lado uma original e sua replica :)

    Abraços,
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hha, Vlad!

      Perceba que eu disse "purista" e não "puritano"... não há carga pejorativa em quem prefira se abster das réplicas: acredito que este tipo de colecionador seja mais fiel às origens.

      Quanto à "esperteza" de um possível vendedor que queira vender cópias como se fossem caixas originais, é necessário que o comprador esteja sempre atento - e, se for o caso, denuncie o espertalhão.

      O trabalho ficou digno de nota, mas o autor (que não é de SP) prefere não expor suas criações, pois as fez apenas para "consumo próprio".... rs!

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE