PROPAGANDAS ITALIANAS


Um amigo colaborador deste blog adquiriu este ano um conjunto de propagandas italianas das décadas de 1970 e 80, bem no início da história do Playmobil. Na Itália, os bonecos foram fabricados pela empresa GIG sob licença da Geobra – até que, perto dos anos 90, a matriz decidiu concentrar toda a produção na Alemanha.

As peças publicitárias vinham nas revistas em quadrinhos infantis. Infelizmente, não temos a fonte (qual revistinha?) nem a data de publicação dos anúncios (quando saíram?). Acredito que tenham sido retirados da revista Topolino, a qual já citei aqui no blog. Pesquisando pela internet, consegui ter uma noção do ano, e coloquei entre parênteses a possível data.

Apesar do capricho nos cenários e cores, me chamaram a atenção alguns detalhes. No anúncio do circo (1982), o palhaço está batendo o bumbo com uma colher de pau! Já na propaganda dos soldados do Velho Oeste (1987), o letreiro que indicaria o nome do Forte Randall ostenta apenas um logotipo, sem nome nenhum. Na terceira publicidade (1982), a lancha da Polícia não tem uma pecinha muito procurada pelos colecionadores: o sino de metal que fica junto à cabine. Por fim, na última propaganda (sem data, mas creio que seja a mais antiga), a câmera da TVI que filma os carrinhos de kart está incompleta: sem lente e sem visor.

Agradeço a gentileza do colecionador Fernando Leite em me ceder os anúncios. Em breve, vou postar um pouco mais dessas belezuras italianas. Arrivederci!




Propagandas italianas: consegue achar os errinhos?
Publicidades de Italia: ?Percibes pequeños equivocos? 
Old Italian advertisements: Can you see something out of order?


.

Comentários

  1. Playmobil? Má que, é tutti buena gente!!!

    E o amigo como sempre atento aos detalhes. Belas propagandas, e nos gibis... merchan certeiro na mão da meninada da época, bingo!

    Abraço,

    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do sotaque, Luís...

      Aos poucos, vou colocando mais algumas propagandas desse grande lote que me foi cedido: tem muita coisa de Western... spaghetti!

      Abs!

      Excluir
  2. É, sempre comento por aqui e lá no Fórum PlayBrasilmobil, me impressiona a quantidade de material referente às "representações" que a Geobra autorizou alguns anos atrás, assim como a qualidade dos anúncios, fotos, sem contar com a criatividade! Estes aí não poderiam ser diferentes!

    Mais um belo achado Zerocal, parabéns.

    Agradecimento especial ao amigo Fernando por nos proporcionar apreciar este belo material.

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Marcius.

      Saudosos anos 70/80... Creio que, além da Alemanha, outros 13 países obtiveram licença para fabricar o Playmobil nessa época. Gostaria de ter pelo menos uma peça publicitária de cada um...

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO