BLUE COMPETENCE


Taí um bonequinho de traços muitos simples, sem maiores ornamentos no corpo, que chegou às mãos deste blogueiro através de uma daquelas "conexões internacionais". Trata-se do Cavaleiro Azul, embaixador da campanha Blue Competence. Foram produzidas exatamente 16.300 unidades deste boneco. Podemos considerá-lo uma raridade?

O conceito Blue Competence foi criado pela VDMA (Verband Deutscher Maschinen-und Anlagenbau, ou Federação Alemã de Engenharia, com mais de 3 mil indústrias associadas). O objetivo central é o uso mais eficiente dos recursos energéticos e das matérias-primas. Daí veio a ideia de ter o Playmobil como embaixador da campanha, uma vez que a fabricante Geobra consegue atualmente uma economia de energia de 80% no processo de fabricação, além de reutilizar todo o plástico defeituoso, que é introduzido novamente nas linhas de produção.

O bonequinho, na verdade, vem em cima de um cavalo azul, conforme se vê neste vídeo. Porém o animal acabou se tornando mais popular que a figura do cavaleiro, tendo sido distribuído em grande quantidade como brinde na Feira de Plásticos e Borracha realizada em Dusseldorf, em 2013. Já o boneco ficou restrito às 16.300 unidades prensadas no início da campanha e jamais foi vendido em lojas.

Entendo que ele não é tão restrito quanto uma "edição limitada" de figura de ação, ou tão reservado quanto um vinho DOC. Mas levando-se em conta que estamos na América do Sul, periferia do mundo e rabicho do mercado Playmobil, acho que podemos considerá-lo uma raridade, não? Com a palavra, os leitores-amigos...

Foto: Divulgação/Playmobil Collectors Club

 


Cavaleiro azul, embaixador do conceito Blue Competence
Jinete azul, embajador del concepto Blue Competence
Playmobil Blue Rider, ambassador of the Blue Competence concept



.

Comentários

  1. Respostas
    1. Valeu, alegorista!

      Estamos sempre com um olho nas "velharias" da TROL e outro nas novidades da Geobra.

      abs!

      Excluir
  2. Alô Cal!

    Ótima aquisição para a coleção. Eu particularmente não sabia que esse era o cavaleiro do famoso "blue horse"! Somente você com seu jornalismo investigativo para nos brindar com mais uma história do mundo playmobílico. Agora da licença que vou voltar a curtir o blog, rs.

    Abraço do amigo,

    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luís...

      Você tem toda licença para visitar o blog a hora que quiser: sua presença e seus comentários sempre engrandecem este espaço!

      Fiquei sabendo que, em breve, o Clube Mundial (da Geobra) vai sortear 40 desses simpáticos bonequinhos. Taí uma chance de trazer mais alguns para o Brasil-sil-sil !

      abs!

      Excluir
  3. Acredito poder considerar como raridade sim! Uma quantidade desta e, como você mencionou, rabicho do mercado Playmobil, é fato que não teremos muitos por aqui ("oficialmente" falando); claro que os colecionadores mais aficionados terão seu exemplar agraciando ainda mais suas coleções! O que, é uma realidade inegável já que não temos a representante daqui fazendo seu melhor papel, pelo menos no que se refere ao querido Playmobil.

    Lindo item Zerocal! Parabéns pela aquisição!

    Legal conhecer um pouco mais deste universo maravilhoso e, diga-se de passagem, o cavalinho também é um charme!

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Marcius

      A análise que fazemos é semelhante.
      Já estou de olho em novas curiosidades pra rechear nossa conversa por aqui.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO