CHAVEIRO TROL - XERIFE


Esta talvez seja a maior preciosidade já apresentada neste blog. Trata-se de um chaveiro Playmobil feito pela TROL, no fim dos anos 70, dificílimo de ser achado hoje em dia. Não se sabe ao certo quantos deles foram produzidos, nem mesmo como eram distribuídos. Acredita-se que foram enviados como brinde às crianças que mandavam cartinhas para a fábrica (na época, não existia e-mail...), propondo ideias, sugestões ou até mesmo se queixando da linha de brinquedos. O fato é que jamais foram vendidos em loja.

O chaveirinho em questão, porém, não é meu. Foi arrematado por um grande colecionador espanhol que o encontrou num site de leilão aqui do Brasil. Para facilitar a transação internacional, o amigo europeu me contactou e pediu que eu o comprasse, para depois enviá-lo ao Velho Continente, onde tais itens brasileiros são muito admirados.

Não costumo revelar os valores envolvidos, mas digamos que essa peça saiu por um preço bastante justo, equivalente a duas caixas de Special Plus, daquelas que se encontram nas lojas. O boneco tem as mesmas dimensões dos demais (7,5 centímetros) e reproduz os mesmos movimentos de braços, pernas e cabeça de qualquer Playmobil. No lugar da estrela do xerife, traz no peito o logotipo da fabricante TROL. Outras figuras clássicas foram transformadas em chaveiros na mesma época, como o policial, o banqueiro e o mexicano, sempre com o símbolo da empresa no peitoral.

Enquanto o xerife passa uns dias comigo, pretendo tirar o maior número de fotos possível e catalogá-lo com o devido zelo. Afinal, representa um pedacinho da história da indústria nacional de brinquedos, que em breve vai se juntar a uma coleção do outro lado do oceano.




 


Chaveirinho Playmobil da TROL: quase 40 anos de história 
Llavero Playmobil brasileño: casi 40 años de historia
Brazilian Playmobil keychain: almost 40 yaers of history



.

Comentários

  1. Mas que achado impecável Zerocal!

    O amigo estrangeiro foi "mais rápido no gatilho" que a galera por aqui e acabou arrematando essa preciosidade.

    Que bom você ter tido a oportunidade de conhecer e nos prestigiar com o post em questão!

    Parabéns pela negociação! Parabéns e agradecimentos ao amigo por nos proporcionar esta oportunidade ímpar. Excelente!

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcius...

      Essa pecinha é mesmo linda. Se tudo der certo, ainda terei mais novidades (ou seriam velharias?) na virada do ano... rs!

      abs!

      Excluir
  2. bela postagem!
    e espero com a dica que ti passei que vc consiga um rapidinho, ou pelo menos mais informações sobre a distribuição do item
    abraços!!!
    ahhh amei as imagens que enviaste pelo e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Seja sempre bem-vinda ao blog!
      Obrigado pelas dicas, tô correndo atrás delas!

      abs!

      Excluir
  3. mais um belo item e uam grande curiosidade que vc nos trás Cal.
    Já vi um pessoalmente com um vendedor de brinquedos aqui em São Paulo, mas ele não deve vender e se fizer é bem caro :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luciano

      Como eles são caros para os padrões nacionais, acabam ficando na mão dos colecionadores europeus, que também têm muito interesse pelos nossos produtos Trol/Estrela -- sobretudo essas raridades.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES