LYRA, O GREGO


Apresento aos amigos meu primeiro item Playmobil da fabricante Lyra, recém-chegado à coleção. O código do set é 1020, e ele veio na caixinha original, com algumas frases escritas em grego.

Entre os anos de 1976 e 1985, a fabricante alemã Geobra concedeu a licença de produção e comercialização do Playmobil, na Grécia, à empresa de brinquedos Lyra. Ali foram produzidas mais de 400 referências  ou seja, mais de 400 diferentes caixas de Playmobil.

Os primeiros bonecos "made in Greece" eram de alta qualidade, comparável à dos originais alemães. Porém, a partir dos anos 80, a empresa grega se viu em apuros financeiros e terminou por produzir itens menos caprichados. Nesses, ela colocava a palavra "NEW" no topo da caixa. Exatamente como nesta que chegou às minhas mãos a partir de uma troca com um colecionador de São Gonçalo (RJ), a quem enviei um item moderno, o astronauta amarelo da série Special.

Como se vê, o boneco e as peças são de cores bem distintas das que aparecem na imagem da caixinha, uma tradução ao extremo da frase-mantra que vinha impressa nas embalagens dos brinquedos antigos: "Colors may vary". Ainda assim, tem grande valor para mim como mais uma peça estrangeira na coleção, e mais um escambo realizado com sucesso.


 


Playmobil fabricado na Grécia: as cores podem variar
Click producido en Grecia: los colores pueden variar
Playmobil made in Greece: colors may vary



.

Comentários

  1. Olá Cal,

    Não sabia que a Lyra tinha mais de 400 caixinhas... isso sim é um presente de Grego para qualquer colecionador...rs...
    Uma pena que a historia de mudar a qualidade, aconteceu em vários países... uma marca negativa para nosso Playmobil...

    Abraços,
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vlad:

      Nossos vizinhos da Antex também ultrapassaram a casa das 400 referências, mas ainda assim produziram menos que a Lyra. E quanto à qualidade... xi...

      abs!

      Excluir
  2. bela aquisição Cal
    pelo visto é a antex europeia heheheh
    eu tbm quero conseguir uma. caso apareca masi de um toque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, Luciano.

      Esse daí já estava no Brasil (aqui pertinho do Rio) e chegou a mim a partir de uma troca. Seguramente há outros como ele por aí... estamos de olho!

      abs!

      Excluir
  3. É isso aí Zerocal,

    mais um escambo com sucesso e mais um diferencial em sua coleção. O boneco é bem simpático e,pelo que pude ver na lateral da caixa,tem bastante opção de Western também.

    Essa diferença de cores é que acaba enganando qq colecionador,uma verdadeira pegadinha. rs

    Uma pena ser mais uma "parceira" a deixar a qualidade de lado! Parece até que é contagiante (ou seria mesmo proposital?).

    Parabéns pela aquisição!

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius,

      As coincidências são mesmo muito grandes: quase todas as licenciadas Playmobil tiveram sua "década de ouro" entre os anos 70/80 e logo depois rumaram para a decadência... uma lástima!

      abs!

      Excluir
  4. Olá amigo ZEROCAL que bom que gostou da troca... fiquei feliz em ver a pesquisa sobre a qualidade da Lyra, e muito surpreso em saber que a Lyra já fez produtos de boa qualidade, já que esses de hoje em dia está muito ruim... Gostei bastante do astronauta que você enviou, apesar de minha coleção se mais vintage, esse novo PLAYMOBIL vai dar um ar de modernidade a minha coleção.
    AGRAÇO: TuPeTy PlaY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, amigo artista!

      Seja sempre bem-vindo ao blog e volte sempre.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES