CATÁLOGO MEDIEVAL



Este não é exatamente um catálogo como sugere o título, mas um charmoso encarte com instruções de montagem que vinha junto ao item Playmobil 3445, fabricado pela Geobra no longínquo ano de 1977. Ao desdobrá-lo em quatro partes, podia-se vislumbrar belíssimos dioramas de cidades medievais  alguns deles misturando elementos modernos, como helicóptero e caminhão de bombeiros (foto acima), bem do jeito que uma criança gosta de brincar.

As casas medievais jamais foram produzidas no Brasil. A fabricante Estrela chegou a trazer um castelo em meados dos anos 90, mas não passou disso, infelizmente. Este encarte me foi fornecido pelo amigo e colecionador Fernando Leite (RJ), do Fórum PlayBrasilmobil, a quem agradeço.

Uma curiosidade: em algumas fotos é possível ver, sempre encoberta, a mítica casinha vermelha. Provavelmente, trata-se de um protótipo, pois ela não foi produzida àquela época, embora tenha povoado os sonhos dos colecionadores desde então. Tanto assim que a fabricante alemã não resistiu aos pedidos e resolveu lançá-la no mercado em 2005, quase 30 anos após sua primeira aparição, sob o código Geobra 7785.









Lindos dioramas Playmobil relembram as vilas em estilo medieval
Bellísimos dioramas Playmobil nos enseñan los burgos de la Edad Media
Nice Playmobil dioramas recreating medieval villages



.

Comentários

  1. Grande Zerocal,

    uma pena não termos mais estes catálogos repletos de cenários e, tudo à base de muita criatividade, nada de animação ou programas de editoração de imagens!

    Belas cenas que nos fazem crescer a vontade de fazer igual! Como tema é bastante sugestivo e a diversidade de opções já existia à época, acredito que a brincadeira deveria ser bem animada, mesmo que apenas para poucas fotos!

    Legal o post. Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Marcius: disse tudo!

    Nada de fotomontagens como nos catálogos atuais e sim muita areia, pedrinhas e criatividade!

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cal,

    Concordo com o Marcius, este tipo de cenário, faz muita falta. Toda esta pedra, areia, etc... deixava a coisa muito mais real e legal... acho que este é um dos motivos da nossa paixão pelos itens antigos...rss.. .

    []'s
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vlad:

      Catálogos e fotos das laterais das caixas Playmobil sempre nos fizeram sonhar... e continuam a fazer, pelo visto! rs...

      abs.

      Excluir
  4. ah esses dioramas!
    concordo com voces, fica muito mais real. detalhe que nessa época não tinha vegetação playmobil e usavam essas que deveriam ser de maquetes.
    valeu por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, bem lembrado!

      O Playmobil só começou a apresentar "vegetação própria" no catálogo 1980/81 da Geobra, e mesmo assim eram pouquíssimas árvores. Sem dúvida que essas daí caíram bem no cenário, quanta saudade!

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO