CATÁLOGO SUNNY


Apresento aos amigos o catálogo distribuído em 2013 pela Sunny Brinquedos, a importadora e representante oficial do Playmobil no Brasil. Não se trata de uma raridade (pois deve ter sido impresso aos milhares), mas é algo curioso. Este é o primeiro livreto em português a circular pelo país desde os tempos da Estrela, cujo último catálogo Playmobil foi publicado em 1995.

Talvez por isso, as duas primeiras páginas internas façam uma espécie de apresentação do brinquedo para aqueles que nunca tiveram contato com os bonecos (será que existe alguém acima dos 20 anos que não os conheça?). Aparecem ali dados sobre a fabricação na Europa e até uma frase atribuída a Horst Brandstätter, o dono da empresa Geobra, onde o brinquedo foi criado em 1974.

Nas páginas subsequentes, vêm as linhas comercializadas no Brasil: Fazenda dos Pôneis, Piratas, Western, City Action (no caso, a coleção Polícia), Figures (envelopes surpresa), Special Plus e, por último, a Coleção 1-2-3, voltada para crianças abaixo de 4 anos de idade. Todas as caixas são apresentadas em português, o que traz algumas bizarrices e até erros de tradução, como o item medieval 4768 descrito como "Leão Cavalheiro com Manequim" -- quando o ideal seria Cavaleiro do Leão com Manequim. Ao todo são 14 páginas, mais capa (duas crianças brincando) e contracapa (uma "lista de desejos" em branco).

Uma vez mais agradeço aqui a amizade e o apoio do colecionador César Ojeda, que me presenteou com este item de memorabilia. E a papelada segue ganhando espaço na minha coleção...
 

 
   
 
 
 
 
 
 
Catálogo Playmobil em português, distribuído em 2013
Catálogo Playmobil en portugués, publicado en 2013
Playmobil catalogue in Portuguese, released on 2013
 
  
 
.
 
 
. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE