O CATÁLOGO QUE FALTAVA


Em agosto de 2013, escrevi um post mostrando as diferentes edições dos catálogos Playmobil da TROL e comentei que me faltava apenas um deles para completar a coleção. Pois com a ajuda de amigos colecionadores, consegui, enfim, a cerejinha do bolo!

Agradeço de coração aos amigos Vladimir Leisnock (SP) e Fernando Leite (RJ). O primeiro me enviou de São Paulo este pequeno livreto, publicado em meados dos anos 80, o único que desfalcava minha coleção. E o segundo recebeu a encomenda do outro amigo e a guardou para mim, até que eu pudesse pegá-la aqui no Rio. Nenhum deles me cobrou nada: foi tudo em nome da amizade, da ajuda mútua que naturalmente surge e cada vez mais se solidifica entre os colecionadores.

O tal catálogo que faltava é o que eu classifico como 5ª Geração. Em formato de livreto 9cm por 11cm, tem 12 páginas, com um grampo no meio. Na capa, aparece um buggy com windsurfe e três bonecos prontinhos para curtirem o fim de semana.

 

Para finalizar este post de agradecimento, registro também o presente que ganhei de outro amigo colecionador, Alexandre Pretorian (RJ). Trata-se de um colorido catálogo lançado em 1994 pela Antex Andina, fabricante de Playmobil na Argentina. Sobre os brinquedos produzidos pelos hermanos, comentarei futuramente.



Ampliando a coleção de catálogos sul-americanos
Más catálogos Playmobil de Brasil y Argentina
Some more South American Playmobil catalogues



.

Comentários

  1. Belos presentes que o amigo certamente tratará com todo carinho, capricho e respeito que cada um deles merece, assim como uma bela coleção merece.

    Parabéns e que este espírito possa perdurar entre colecionadores que valorizam estes valores.

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcius:

      Vc captou bem o espírito desse post, que serve menos para mostrar os catálogos (lindos, por sinal!) e mais para expor (e agradecer) a amizade que norteia os colecionadores do nosso grupo.

      Abs!

      Excluir
  2. Cal,

    Esta é a parte mais importante para um colecionador, fazer novas amizades, e ver outro colecionador, conseguir novos itens, aumentar sua coleção, é um dos prazeres de colecionar...
    E, agradeço ao Fernando, que quando falei se poderia colocar catálogo junto, não pensou duas vezes em falar sim...

    Agora, vendo este catálogo da Antex me pergunto... onde e quando eles começaram a errar?

    []'s
    Vlad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlad,

      Agradeço outra vez a vc pelo presente!

      E quanto ao "erro" da Antex, acho que se deve ao uso repetido (e incessante!) dos mesmos moldes desde os anos 80... Quando chegou lá pelo ano 2000, os moldes já não aguentavam mais e as falhas começaram a surgir. Mesmo assim, a fábrica continuou a produção, apesar da baixa qualidade.

      abs!

      Excluir
  3. Hola Cal, vengo de descubrir tu blog en el foro SomosClick. Yo vivo en Barcelona pero soy argentino, y conozco el tema de Antex muy de cerca. Puedes ver que en mi último post hago una comparación entre Antex y Trol para describir el declive de la calidad en Antex. Si te interesa, date una vuelta por allí. ToyNostalgia.blogspot.com.es. Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gordon,

      Muy rico tu blog, con textos y fotos de alta calidad.

      Me gustó la parte en la cual dices sobre la pintura de botas Antex "como si se tratase de churros en chocolate caliente"...

      Sobre la calidad Trol, aquí en Brasil no veíamos tantos problemas así... Quizás los Trol exportados a Argentina fueran los "inutilizados" en Brasil, con rebarbas y articulaciones flojas (cosas que no teníamos a la venta por acá en aquella época).

      En todo caso, seguimos aficionados por los Clicks vintage, sean ellos Trol, Antex o Geobra... esta pasión no cambia!

      Gracias por la visita,
      saludos desde Rio de Janeiro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO