PROPAGANDAS FRANCESAS


A partir do contato por e-mail com um colecionador europeu de propagandas antigas, acabei conseguindo dois anúncios de Playmobil publicados há mais de 30 anos na França. E o melhor: a brincadeira não me custou nada, foi tudo na base da amizade! Sim, o desprendimento e a troca de informações sem fins lucrativos ainda existem no mundo dos colecionadores, podem acreditar!

Tudo começou em 2013, quando descobri o site anglo-francês The Vintage Toy Advertiser, ou TVTA, especializado em publicidade de brinquedos antigos ao redor do mundo. Entrei em contato com o autor e ofereci a ele as imagens que tenho de anúncios do Playmobil da TROL, com o intuito de enriquecer seu site com peças publicitárias brasileiras (em meio a ótimos comerciais europeus ali expostos). Pouco tempo depois de publicar minha colaboração o autor me enviou, pelos Correios, as duas propagandas que agora apresento, além de outras preciosidades que ainda vou postar neste blog.

O anúncio "Colore toi-même tes indiens" foi veiculado em outubro de 1979 na revista Pif Gadget nº522. Ele mostra a coleção Playmobil Color, na qual os bonecos e peças eram todos brancos, e a própria criança deveria colori-los, usando as canetas que vinham junto com o brinquedo. Já a outra propaganda francesa é uma espécie de história em quadrinhos com os astronautas da linha PlaymoSpace. Foi publicada também na revista Pif Gadget, mas o ano exato é desconhecido (provavelmente seja 1980).

Agradeço ao amigo Paul pela gentileza e continuo na busca por mais memorabilia Playmobil espalhada pelo mundo... Vamos à aventura?


 
Antigas propagandas Playmobil publicadas na França
Publicidades antiguas de Playmobil exhibidas en Francia
Vintage Playmobil advertisements from France



.

Comentários

  1. Fico imaginando como devia ser legal pintar os playmos antes ou durante as brincadeiras. Ainda não vi nenhum destes "branquinhos" em nossos Lanchinhos ou Exposições mas,com certeza,seria uma grande emoção poder conhece-los.

    Que bacana a "permuta" Zerocal! Está se vendo,como você escreveu, que ainda existe amizade e desprendimento entre colecionadores. Isso é muito legal e,nos mostra o verdadeiro espírito em colecionar. Não só ter os brinquedos mas, valorizar o que quer que esteja envolvido a este brinquedo.

    Belo post! Mais um.

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcius

      A Estrela chegou a trazer ao Brasil uma caixinha que batizou como coleção "Pinte e Brinque": eram tigres do circo Playmobil, que vinham brancos e a criança tinha de colorir. E ficou só nisso.

      De resto, vou manter essa "conexão francesa" para ver se conseguimos intercambiar mais Plays!

      abs!

      Excluir
  2. É isso aí Zerocal.

    Sucesso no intercâmbio!

    Quanto aos tigres,já os conhecia, se não me engano li alguma coisa lá no Fórum Playbrasilmobil. Com certeza uma bela oportunidade para deixar a criançada animada e com a "veia" artística ativa.. rs

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO