PROPAGANDA EM GIBI


Adquiri recentemente duas preciosidades: gibis dos anos 70, com as primeiras peças publicitárias após o lançamento do Playmobil! As revistinhas são Mônica nº 82, de fevereiro de 1977, e Pelezinho n° 03, de outubro de 1977, ambas publicadas pela Editora Abril. Vale lembrar que o brinquedo foi criado na Alemanha, em 1974, e dois anos depois passou a ser fabricado no Brasil pela TROL.

Chama a atenção a quantidade de texto da propaganda antiga, muito diferente da publicidade rápida e monossilábica da atualidade. E as gírias, então... "Genial! O caminhão polícia Playmobil mais o basculante e o dos construtores são diferentes de tudo o que você já viu. E as motocas são uma parada", diz o começo do texto, ilustrado por duas crianças deitadas no chão brincando com bonecos e casinhas.

A segunda peça mostra seis figuras da linha Medieval e cita seus nomes: rei, rainha, donzela, arauto (hein? que criança sabe o que é um arauto?), caçador (que eu sempre chamei de Robin Hood) e o arqueiro (este sim, tem cara de caçador). E avisa: "A turma está aumentando". As figuras são idênticas às que aparecem nas caixas e nos catálogos, o que nos leva a crer que foram emprestadas da fabricante alemã Geobra e usadas sem retoques ou mudanças para lançar o Playmobil no mercado brasileiro.

Acredito que uma coleção não se faz apenas com o brinquedo em si, mas também com essa papelada (ou velharia?) que prefiro chamar de memorabilia. Ela nos ajuda a compreender melhor a história do produto, nos traz boas lembranças e nos remete ao célebre slogan: "Trol, bom motivo pra ser criança".
 
 
 
Peças publicitárias do Playmobil, veiculadas em gibis dos anos 70
Los Clicks en la publicidad brasileña de la década de 1970
Ancient Playmobil advertisements in Brazilian comics
 


.

Comentários

  1. Com certeza é um ótimo motivo para ser criança...

    E, naquele tempo, com a pouca concorrência, o brinquedo ficava para a "prosperidade" na memória da criança, ou seja, certamente quem brincou com nosso querido "boneco sorridente" não esquece até hoje!

    Atualmente, com tantas opções, tanta diversidade, as crianças brincam com algo que, daqui à 1 ano, não tem o menor valor (sentimental) e já descartam para "ter outro melhor". Uma pena, pois provavelmente, não terão lembranças para contar mais tarde.

    Legal divulgar Zerocal e, concordo com você, uma coleção deve ter "algo à mais".

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Marcius....
    Nós, que fomos as crianças dos anos 70/80, seguramente tínhamos um elo maior com aqueles brinquedos -- diferentemente da criançada de hoje em dia e seus efêmeros joguinhos... Mas o que vale é a diversão!

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Excelente achado! E com certeza essa memorabilia nos remete aos anos dourados da nossa infância. Encontrando mais velharia dessa qualidade, não deixe de compartilhar com os amigos da naftalina, rsrs.

    Abraço,

    Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luís!

      Fique de olho que ainda este ano vou postar mais algumas velharias da publicidade nacional!

      abs.

      Excluir
  4. Olá Zerocal,

    já contei pelo menos uns 4 ou 5 gibis antigos com propagandas do Playmobil, estou correto?

    Hoje em dia não vemos mais tanta propaganda impressa em revistas, pelo menos de brinquedos, muito menos Playmobil.... salvo a Revista Recreio, que recentemente nos prestigiou com um pequeno histórico do brinquedo em uma edição e os diversos bonecos em outra, não tenho visto muita coisa interessante pelas bancas.

    Além disso, parecido com o escrito acima, o "bombardeio" de brinquedos nas mídias digitais é tão grande que me pergunto, qual criança ainda "perderá" tempo lendo gibi para conhecer brinquedos?...

    Linda coleção de memorabilia!

    Vamos que vamos!

    Abraços, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius,

      Até onde pesquisei, foram SEIS as publicidades impressas do Playmobil TROL em gibis:
      - Fev 1977: A turma está aumentando
      - Jun 1977: Fort Union
      - Ago 1977: Seleção Playmobil em campo
      - Set/Out 1977: Casal de crianças brincando
      - Out 1978: Realize seu sonho
      - Mar 1980: Circo, com Palhaço Arrelia

      Estas propagandas foram publicadas em várias revistinhas da época: Turma da Mônica, Pelezinho, Tio Patinhas etc.

      E, cá pra nós, uma pena que a nova geração não seja tão interessada na leitura de gibis quanto nós éramos... Não sabem o que estão perdendo! rs...

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO