COLECIONADOR DO MÊS


Foi com alegria que recebi, no fim de julho, e-mail do Playmobil Collectors Club (o Clube Mundial de Colecionadores, criado ano passado pela Geobra) comunicando a eleição deste blogueiro que vos escreve como "o Colecionador do Mês de Julho 2013". O prêmio Collector of the Month é meramente simbólico, mas é exatamente essa simbologia que nos enche de orgulho.

Dentre as várias histórias enviadas mensalmente para o Clube Mundial, a minha foi escolhida por um júri formado por funcionários da própria empresa fabricante do Playmobil, com sede em Zirndorf, Alemanha. Esta é a segunda vez que o Brasil, através do Fórum PlayBrasilmobil, conquista o prêmio. Além das congratulações de amigos e colecionadores ao redor do planeta (obrigado, gente!), também recebi 10% de desconto em compras na loja online do Playmobil.

Aproveito para publicar o texto que enviei ao Clube, livremente traduzido para o português.

"Não me considero um colecionador típico, pois raramente compro novos itens Playmobil... mas realmente curto juntar mais e mais caixinhas antigas!

Foi provavelmente em 1977 que conheci o brinquedo, aqui no Rio de Janeiro. Eu tinha então 5 anos, mas ainda me recordo do meu pai me dando aquela bela caixa azul (o xerife TROL 23.34.1, equivalente ao Geobra 3341) e minha mãe dizendo para eu não perder as peças pequenas.

O tempo voou e minha coleção cresceu um pouco, mas tive de deixá-la de lado quando veio a adolescência. Somente em 2009, quando comecei a participar do Fórum PlayBrasilmobil, a paixão pelos brinquedos voltou com força total. Desde então, já participei de 4 exposições nacionais e de vários encontros (chamados de Lanchinho Playmobil), sempre fazendo novos amigos. Foram eles que me incentivaram a montar, em 2012, minha própria cidade do Velho Oeste, Zero Town -- criada em cima da minha cama, usando apenas bonecos vintage.

Hoje em dia eu sigo buscando essas preciosidades da minha infância, as quais apresento com carinho no meu blog. Também tenho vontade de tirar fotos de todas as caixas produzidas pela TROL e pela Estrela (foram mais de 300 desde 1976 até 1996). Catálogos antigos e publicidade daquela época também me fazem viajar no tempo: é bom preservar a memorabilia.

Guardo minha coleção dentro das caixas originais dos anos 70/80, dentro de um armário que comprei exclusivamente para este fim. Mas sempre deixo alguns bonecos à vista, só pra ter por perto aquele sorrisinho Playmobil!"




 
Viva o Colecionador do Mês!
!Viva el coleccionista de julio!
Zerocal, the Collector of the Month
 

Comentários

  1. felicitaciónes Zerocal!!! muy merecida mención!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, SeaMonkey!

      Una vez más, la fuerza sudamericana se impone en el universo Playmobil...

      !saludos!

      Excluir
  2. Zerocal,

    Já deixei minhas felicitações registradas no Fórum, mas senti a necessidade de reiterá-las. Gostei muito do texto sobre a história de sua relação com Playmobil. Ao citar os catálogos e a publicidade como itens colecionáveis, você eleva a sua condição de colecionador experiente, afirmando que o universo das caixas azuis não se resume apenas ao clicks.
    Por ser uma referência para os colecionadores do Fórum, com o prêmio "Collector of the Month", você poderá ampliar a divulgação de seu belo trabalho de preservação e de ampliação do seu acervo com foco nas "preciosidades" do passado.

    Abraço,
    LFL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LFL, sempre bom te (re)ver por aqui!

      Sabemos que a "memorabilia" é tão importante e colecionável quanto os bonequinhos em si. Então... vamos à caça das preciosidades, amigo!

      abs!

      Excluir
  3. Dizem por aí que compartilhar da alegria de um amigo é tão "especial" quanto partilhar as nossas próprias. E é assim desta forma que vejo esse seu momento de alegria e felicidade, como se meu próprio o fosse. Parabéns meu caro, você merece!!!

    Abraço do amigo,

    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís,

      Suas palavras incentivadoras (e sempre poéticas!) nos dão alento para seguir a caminhada -- seja no universo Playmobil, seja no mundo real!

      abs!

      Excluir
  4. A história é bem cativante e a alegria em poder compartilhar a notícia é muito gratificante.

    Parabéns Zerocal! Pelo reconhecimento, pelo prêmio, pela dedicação e, acima de tudo, pela bela coleção - que é sonho e referência para todos que o conhecem.

    Forte abraço,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcius!

      Seus comentários aqui no blog são sempre um incentivo para continuar na batalha!

      abs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE