PUBLICIDADE ANTIGA



Movido por curiosidade, decidi procurar na internet anúncios antigos de lojas que vendiam o Playmobil aqui no Rio de Janeiro na minha época de infância. Através do News Archive do Jornal do Brasil (arquivo aberto ao público) achei várias preciosidades, as quais reproduzo em imagens neste post.

Primeiro, uma constatação: até o início da década de 1980, não havia nos jornais propagandas voltadas para o Dia das Crianças! Pelo menos no JB dos anos 70, quase todas as peças publicitárias de outubro falavam de qualquer coisa ("Compre sua TV em cores" ou "Aproveite a semana do tapete") mas não estimulavam a compra de presentes para a garotada no dia 12. A publicidade de brinquedos só aparecia com força no Natal.

E foi no período natalino que encontrei a primeira menção ao Playmobil. No dia 17 de dezembro de 1978 foi publicado anúncio do Ponto Frio Bonzão vendendo a caixa de 5-Clicky dos bombeiros (TROL 23.23.4) por Cr$ 145 (a moeda de então era o Cruzeiro). Lembrando que o Playmobil foi criado na Alemanha em 1974 e chegou ao Brasil em 1976. Portanto, levou dois anos até ser anunciado pelo comércio carioca.

A partir daí, outras lojas de departamentos como Sears e Brastel passaram a divulgar os bonequinhos. Um detalhe que salta aos olhos é a inflação desenfreada que corroía a moeda e aumentava absurdamente os preços: em 1982, a lancha da Guarda Costeira (TROL 23.53.9) já custava quase seis mil cruzeiros! Tempos depois, em 1986, a inflação seria momentaneamente contida e o cruzeiro, trocado pelo cruzado. E o mentor desse plano econômico seria Dílson Funaro, ministro da Fazenda e dono da empresa TROL, fabricante do Playmobil.


14 dezembro, 1980 - Brastel
 

13 dezembro, 1981 - Sears


3 outubro, 1982 - Sears
 
 
8 outubro, 1983 - Ponto Frio
 
 
 
  11 dezembro, 1983 - Sears          18 dezembro, 1983 - Ponto Frio

                                 
 
12 dezembro, 1982 - Ponto Frio
 
Peças publicitárias anunciadas no Jornal do Brasil há mais de 30 anos
Antiguos anuncios de Playmobil publicados en periódico de Río de Janeiro
Old advertisements selling Playmobil sets on a Brazilian newspaper



.

Comentários

  1. nuossaaa que tudooo
    vou fazer a lista de qual quero vou na loja rsrssrsrsr
    ameiii
    bons tempos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ana!

      Se vc conseguir uma máquina de viagem no tempo, me leva junto! rs...

      - ZEROCAL

      Excluir
  2. Caramba Cal,

    tirou "um monte" de dentro do baú... Bonzão, Sears, Brastel, Cruzeiro, Cruzado... putz Até inflação você achou... Hoje temos isso também???!!!.... rsrsrs Mais um pouquinho você chegava no Latin!!! rs

    Rapaz, só você mesmo para ter uma ideia destas. E que ideia! Muito boa coletânea de lembranças!!!

    Parabéns e, como diria a música: ... recordar é viver!!!

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hha, Marcius!

      As ideias surgem naturalmente... e quando vi esses números altos (inflação dos anos 80!) lembrei logo do Plano Cruzado; a história ficou "fechadinha" com ministro Funaro X Trol.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE