SAMBA DO PLAYMOBIL



Tem alemão no samba! Atual campeã do Carnaval carioca, a Unidos da Tijuca está preparando um desfile no qual aparecerão bonecos Playmobil em tamanho natural à frente de um carro alegórico. Tudo faz parte do enredo sobre a viagem do deus Thor à Alemanha encantada, que exalta a cultura germânica e pega carona nas comemorações do Ano da Alemanha no Brasil (2013-2014). A foto acima, de Luiz Ackerman, publicada no Jornal Extra, foi tirada no barracão da escola.

Conforme este blogueiro apurou, a escola de samba não conta com apoio oficial ou patrocínio da marca (seja da Geobra, fabricante alemã do Playmobil, seja da Sunny Brinquedos, sua representante comercial no Brasil), embora tenha tentado contatos internacionais. Portanto, é possível supor que as alegorias a serem apresentadas no Sambódromo apenas farão uma alusão aos sorridentes bonecos de plástico, mas não podem ser 100% semelhantes a eles.

No entanto, a menção ao brinquedo fica clara na sinopse do enredo, assinado pelo carnavalesco Paulo Barros. “Era uma vez… um jeito de brincar a vida inteira para que nem o tempo se canse de recriar novas brincadeiras. Quem criou aqueles momentos de construir cidades, cenários e cenas onde pequenos personagens e peças são montados e desmontados para divertir as crianças?”, indaga o documento. O próprio samba enredo cita “uma criança erguendo um castelo com o brinquedo na mão”. 

A Unidos da Tijuca será a terceira escola a desfilar no Domingo de Carnaval. O nome completo do enredo (como sempre, enooorme!) é: “Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada”. Pra quem ainda não conhece o tal brinquedo alemão do qual estamos falando, é só dar um passeio por este blog...










Playmobil caindo no samba, em diorama montado em 2011 pelo Fórum PlayBrasilmobil
Carnaval y los clicks, en diorama del año 2011 de PlayBrasilmobil
Carnival and Playmobil: together since 2011, by PlayBrasilmobil 

.

Comentários

  1. UHUUUUUUUUUUUUU !!!

    É nós na fita, Cal !!!
    Mesmo quando somos os 'últimos', chegamos em primeiro ! ahahahahah...
    Valeu pela oficialização da notícia !

    E, como sempre, visionários...
    Em 2011, inauguramos o Playmobil no Rio, com carnaval de rua, praia, e futebol.
    E no Carnaval de 2012, fiz um ensaio fotográfico ainda inédito em pleno Sambódromo com... playmobil !

    Parece até que alguém acompanhou o movimento e gostou da brincadeira, não é ?

    Abraço apertado,
    César, o prefeito ziriguidum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave, César!

      Sempre bom ler suas opiniões aqui no blog.
      Veja que a foto final nos remete à Exposição Playmobil de 2011, com praia e samba: foi produzida em sua casa, para ser distribuída no nosso press release!

      abs e ziriguidum!

      Excluir
  2. Oi gente!
    Estava pensando na customização de um grande set de Playmobil retratando o desfile de uma escola de samba, com carros alegóricos, passistas, arquibancada e tudo mais etc. O que acham?
    Abração,
    Alfredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia, Alfredo!

      Na Exposição Playmobil 2012 chegamos a montar uma espécie de Sambódromo (com arquibancadas de madeira), um carro de som (quase alegórico) e vários bonecos sambando (inclusive meus cavaleiros medievais cromados na comissão de frente... rs!). Ficou 10, nota 10 !!!

      abs.

      Excluir
  3. Como se diz por aí, "recordar é viver", acho muito legal revivermos momentos tão importantes proporcionados pelo Fórum Playbrasilmobil.

    Estive presente na EXPO 2011 algumas vezes e participei da EXPO 2012 praticamente em todos os dias e, o post acima me trouxe ótimas lembranças!!!

    Muito interessante termos uma "réplica" ou quem sabe uma "lembrança" de nosso querido Playmobil à frente de uma escola de samba tão promissora em todos os desfiles. Mais interessante ainda, em um momento festivo que é conhecido mundialmente. Quem sabe "alguém" da Geobra ou da Sunny assista e se anime com o mercado Brasileiro... ;-)

    Abraços Zerocal, mais um belo post.
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius, obrigado pela presença constante aqui no blog.

      Sim, uma das nossas missões aqui é resgatar sempre que possível a memória desse brinquedo e a história bonita que ele construiu (e ainda constrói) no Brasil.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO