HOJE TEM PALHAÇADA



Para inaugurar o ano, preparei um texto a respeito do avatar deste blog: o Palhacinho Playmobil. Usei fotos e informações do blog espanhol 1974 Click, do amigo Antonio León, a quem agradeço a colaboração.

Desde os primórdios do Playmobil até hoje, o tema Circo vem sendo comercializado ininterruptamente. Da primeira geração do fim dos anos 70, destaco o Palhacinho que serve como meu avatar. Há duas características que diferenciam esta figura de todas as outras produzidas anteriormente.

Primeiro, a inovadora combinação de cores, numa época em que predominavam os bonecos monocromáticos (quem não lembra do bombeiro todo azul ou do cacique todo vermelho?). Assim, apresentar uma figura em que cada parte do corpo tinha uma cor diferente era, sem dúvida, um “atrevimento”.

Além disso, o palhaço foi a primeira figura comercializada que tinha o rosto pintado, muito antes de aparecerem barbas, bigodes e demais complementos que costumam enfeitar a cara dos bonecos atuais.

Na verdade, inicialmente a figura não tinha a cara pintada. Em 1978, a primeira leva da série Circo surgiu com a referência 3510 (o famoso circo azul da TROL 23.51.0) e várias caixas complementares. O Palhacinho aparece numa caixa individual 3390 e numa caixa de 5-clicky número 3513 (imagens seguintes).




Também sem a cara pintada o palhaço aparece numa rara caixa europeia, referência 3110. O detalhe é que nesta figura o braço direito é amarelo, enquanto o esquerdo é vermelho – exatamente o contrário das duas caixas anteriores. Esta última opção, aliás, seria usada em toda a produção posterior.


É curioso que a primeira caixa onde aparece o palhaço com rosto pintado de branco não seja da linha Circo, e sim o estúdio de TV 3531. Somente um ano depois, em 1980, surgiria a clássica caixinha 3578 (que aqui no Brasil ganhou o número TROL 23.57.8). Em 1981, surge na Europa a caixa 3545, com cinco bonecos, que nunca chegou ao país.






A partir de então nascem as figuras com mãos giratórias (a grande “evolução” do universo Playmobil, implementada em 1982) e, com elas, novos palhaços de mãos rotacionáveis que mantinham o mesmo design dos anteriores. Somente em 1990, com a criação do Circo Romani e uma nova gama de palhaços coloridos invadindo o picadeiro, nosso carismático Palhacinho foi aposentado. Hoje ele descansa feliz na memória afetiva de cada menino ou menina que um dia brincou com ele. Como este blogueiro que vos escreve.


.

Comentários

  1. Muito interessante a pesquisa realizada Zerocal, rica em esclarecimentos e detalhes tão importantes na história do Playmobil.

    Detalhes estes que muitas vezes nos passam despercebidos, como por exemplo, as "tornozeleiras" (amarela e vermelha) são invertidas em relação às cores dos braços. O chapéu também se mantém o mesmo, exceto nas caixas 3390 e 3110, certo?

    Interessante notar também que o Palhacinho se apresenta com instrumentos musicais diferentes...

    Muito legal!

    Só fiquei com uma dúvida, quando surgiu o copo de chopp? rsrs

    Abraços amigo.
    Maarcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius,

      Praticamente toda a pesquisa foi feita pelo amigo León, eu apenas traduzi... rs!

      Bom, o copo de chopp é uma "peça não autorizada" pelo fabricante, que surgiu devido ao calor tropical... e tem tudo a ver com meu perfil, né?

      abs!

      Excluir
  2. Zerocal,

    Na década de 1990, com o Circo Romani, houve uma explosão de cores e brilho nos itens. Tenho a impressão que o tema circo é o mais colorido do Playmobil.

    Quando o Circo Romani deixou de ser produzido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Luã! Legal te ver por aqui!

      O Circo Romani (código 3720) nasceu em 1991 (ele foi a capa do catálogo 91/92) e, segundo o site Collectobil, deixou de ser produzido em 1996. Foram 5 anos de intenso brilho! rs...

      abs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO