BASA É DO PERU


Os amigos que acompanham este blog sabem que entre as décadas de 1970 e 1990 o Playmobil foi produzido, sob licença da Geobra alemã, em vários países mundo afora. As fotos que ilustram este post são dos bonecos fabricados no Peru pela BASA e foram gentilmente cedidas por Dante Martinez, colecionador de brinquedos antigos e autor do blog Juguetes Basa.

A empresa peruana BASA (Bakelita y Anexos S/A) foi fundada em 1949 como fabricante de produtos de plástico. Produzia desde botões a fichas de cassino. No fim dos anos 50, começou a fabricar bonecas. Chegou a empregar mais de mil funcionários nos anos 70. Por um curto período na década de 1980, comercializou o Playmobil, até que em 1998 decretou falência. Gerida por uma comissão de reestruturação patrimonial, retomou as atividades em 2002. Mas jamais produziu o Playmobil novamente, o que torna qualquer bonequinho "made in Peru" uma peça rara.

As duas caixas da coleção PlaymoSpace aqui expostas são muito semelhantes às da TROL, fabricadas no Brasil na mesma época. No entanto, a BASA preferiu manter a numeração original alemã, enquanto a indústria brasileira colocava o algarismo "2" na frente dos outros números. Detalhe: estas são também as duas únicas caixas peruanas às quais o livro Playmobil Collector faz referência. Raridade total!





Playmobil feito no Peru pela BASA: raridade dos anos 80
Clicks producidos en Perú por BASA: rarezas de los años 80
Playmobil made by Peruvian BASA: quite difficult to find
.

Comentários

  1. Playmobil também é cultura, não é mesmo Zerocal?

    Bem interessante o post amigo, nos conta mais um pouco das curiosidades deste querido boneco sorridente!

    Que bom conhecermos mais esta! E, ter uma raridade desta deve ser um achado mesmo!!!

    Interessante ver os saquinhos ainda intactos e, sem os tradicionais logos do Playmobil impressos...

    Abraços,
    Marcius victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente, Marcius: Playmobil É cultura! rs...

      Pra deixar claro: estas caixas não são minhas. Elas foram vendidas pelo amigo peruano (o autor das fotos) a um colecionador europeu.

      Excluir
  2. Pára tudo! Finalmente entendi a razão de ser dos códigos 'estranhos' dos sets da Trol!!! Como não pensei nisso antes? Era apenas o número 2 ali, embaralhando tudo... rsrsrs.
    Parabéns pela aula, Zerocal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hha, Luciano!

      Essa estranha numeração Trol também era um mistério pra mim, até que um amigo do Fórum PlayBrasilmobil matou a charada! Somos todos aprendizes nessa "aula"... rs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES