PLAYMOBIL SCHAPER



Nos anos 70 e início dos 80, o Playmobil foi comercializado nos Estados Unidos sob licença da fábrica de brinquedos Schaper. Em 1985, a Mattel (fabricante da boneca Barbie) fechou negócio com a Geobra alemã e também conseguiu produzir algumas unidades do Playmobil "made in USA", mas por pouquíssimo tempo.

As fotos desse post são de sets criados pela Schaper em 1980, que vinham com dois bonecos e algumas peças. Por serem ainda novidade nos EUA, vinham com o nome de "Introductory Sampler", numa apresentação ao mercado americano. Destaque também para o catálogo, em formato sanfonado, que continha cupons de desconto: bastava recortar o cupom e levá-lo às lojas, para comprar uma caixinha nova pagando até dois dólares a menos!

Naquela fase inicial, foram lançadas as coleções Velho Oeste, Operários, Medieval, Piratas e PlaymoSpace, além de alguns sets de Escola. Os bonecos, de mãos fixas, são idênticos aos produzidos pela TROL no Brasil: repetem a boa qualidade e topam qualquer brincadeira. Aliás, este blogueiro agora dá um tempo no computador e vai se dedicar a brincar com seus novos (ou antigos?) bonecos... Até a próxima.




A empresa americana Schaper foi a pioneira a produzir Playmobil nos EUA
La norteamericana Schaper fue la primera empresa a producir Playmobil en EE.UU
The American Schaper produced the earliest Playmobil sets in USA



.

Comentários

  1. Muito legal!!! Curioso que na época mesmo sendo produzidos nos Estados Unidos, eles eram mais caros do que são hoje (que são importados), pois cada boneco sai por cerca de 4 dólares hoje !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano,

      Na verdade o preço sugerido para essas caixinhas era de US$ 2,99 (está escrito no topo da caixa, num círculo branco). O valor "US$ 12,98" em amarelo é o total de DESCONTOS que o cupom oferece... rs!

      O cupom oferecia alguns centavos de desconto para caixas pequenas e até 2 dólares nas caixas maiores... valia a pena!

      Excluir
  2. O que ?????????? Meu Deus, então retiro tudo que eu falei... era uma pechincha e hoje é uma "fortuna" !!! rsrsrs Obrigado por esclarecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hha... pois é... Mas mesmo em dólares, o boneco lá nos EUA ainda é MAIS BARATO do que o atualmente vendido aqui no Brasil! Coisa de louco!

      Excluir
  3. Acho bem bacana quando montas esse histórico sobre os queridos playmos, que nos fazem conhecer um pouco do "passado" deles e com isso aumentar o interesse em saber cada vez mais.

    Belo post, belas fotos Cal e, parabéns pelas aquisições.


    Bom divertimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marcius...

      Um dos objetivos deste "Playmoblog" é tentar explicar um pouco da história do brinquedo, mas sem ser chato ou didático demais... Que bom que vc gosta e sempre deixa seus comentários aqui!

      Excluir
  4. Gostei muito de seu blog, sou fã destes pequenos bonequinhos, adoro!!!!!!
    Esse ano fui a uma exposição que teve aqui no RJ só de Playmobil e amei...
    Já estou seguindo seu blog e convidá-lo a passar no meu que fala sobre :Marketing Infantil. Lá postei sobre esta exposição e também sobre a réplica de Elvis Presley,ok?
    Segue link:http://propagandasbrinquedosebrincadeiras.blogspot.com.br
    SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Hosana!

      A exposição de Playmobil no Museu Militar em São Cristóvão é organizada pela turma do Fórum PlayBrasilmobil e faz mesmo muito sucesso, desde 2009! Aguarde novidades para 2013.

      Estive em seu blog e gostei das dicas e discussões, parabéns.

      Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES