PLAYMOBIL OLÍMPICO



Você sabe qual foi o primeiro Playmobil com tema de esporte olímpico fabricado no Brasil? Pois a imagem acima já entrega: trata-se da prancha à vela ou windsurfe, caixa TROL 23.58.4 que chegou ao país em meados dos anos 80. No entanto, esta não foi a primeira figura "olímpica" de um boneco Playmobil.

Ainda em 1976, a Geobra alemã criou a caixa de 1-clicky do cavaleiro de hipismo, que até recebeu numeração TROL 23.32.6, mas jamais chegou ao Brasil. A figurinha (foto abaixo) aparecia nas laterais das outras caixas, porém não era possível achá-la nas prateleiras das lojas. Difícil dizer se o conjunto disputaria uma prova de saltos ou de adestramento, mas é certo que a dupla equestre nunca competiu em solo brasileiro.




Dois anos depois, em 1978, a fábrica europeia lançou a referência 3561: caixa de 5-clicky dos esquiadores (opa! Olimpíada de Inverno), que também não foi produzida no país. Nos anos seguintes, foram lançadas motocas, karts e carros de corrida (todos esportes não-olímpicos). Assim, pode-se afirmar que o único atleta olímpico depois do cavaleiro de 1976 foi mesmo o windsurfista de 1983, referência 3584.

Este ano, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Geobra enfim criou uma linha específica sobre o tema, que aliás começa a chegar em algumas lojas brasileiras, ao preço médio de R$ 25. Os bonecos representam vários esportes, como ginástica artística, tiro e levantamento de peso. A Olimpíada acabou, mas a brincadeira continua...





Prancha à vela da TROL, esporte olímpico retratado pelo Playmobil nos anos 80
Windsurf de TROL, rareza de los años 1980 con tema de los deportes olímpicos
Windsurfer by TROL: an olympic athlete designed by Playmobil in the 80's




.

Comentários

  1. hace tiempo que tengo ganas de comprarme esa misma cajita de windsurf, pero de Antex. es muy linda!
    saludos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, SeaMonkey

      Te lo recomiendo esta plancha. Una lástima que el motor de la mía esté roto -- todavía es una bellisima referencia vintage de Playmobil.

      Excluir
  2. olá zerocal. é com orgulho que posso dizer que esta prancha sobreviveu à minha infância e que ainda a tenho.está quase completa, falta apenas o colete do boneco. saudações playmoblísticas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Raquel,

      Sim, o colete do boneco também me falta... e o motor embaixo da prancha está quebrado... Meu "orgulho" é ter a caixinha original ainda intacta!

      Apareça mais vezes aqui no blog e lá no Fórum!
      Saudações!

      Excluir
  3. Boa sacada Cal! Cara eu mandei p vc a viseira e o colete pelo César ano passado, desde que vc postou que adquiriu ele. da uma conferida com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, obrigado!

      O prefeito comentou comigo na época, mas ele não encontrou as pecinhas quando desfez as malas! Desde então estamos procurando na coleção dele, mas até agora não achamos... rs!

      De qualquer forma, agradeço ao amigo pelo apoio! Abs.

      Excluir
  4. Como sempre Cal suas postagens são muito belas e esclarecedoras.

    Não sabia destas pérolas sobre as Olimpíadas e gostei muito... Curiosidades do mundo Playmobil!!!


    Abraços amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde, Marcius...

      Em breve postarei outras curiosidades nesse estilo QUIZ !

      abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

100 MIL VISITANTES

THE POLICE