DIFERENTES NOMES



Uma curiosidade que muitos colecionadores sabem, mas o público em geral desconhece: o boneco Playmobil já teve outros nomes. No início da produção do brinquedo, em 1974, a fábrica alemã Geobra autorizou várias empresas mundo afora a fabricar e comercializar o boneco e aceitou que a marca "Playmobil" fosse modificada para soar mais interessante ao mercado de cada país.

Assim, na Austrália, o Playmobil fabricado pela Kenbrite recebeu o nome de Pocket People. No Reino Unido, virou Playpeople nas mãos da empresa Louis Marx and Company. E na Península Ibérica (Portugal e Espanha) as crianças brincavam com o Famobil, uma mistura do nome do produto com o nome da fabricante, a Famosa.

Entre as várias empresas que mantiveram a marca original estão as brasileiras TROL e Estrela; a argentina Antex Andina; a peruana Basa; a mexicana Aurimat; a grega Lyra; a italiana Gig; as japonesas Yonezawa, Meiji e Epoch; a canadense Irwin Toys; a sul-coreana Hatai Young; e as americanas Mattel e Schaper. Em todos esses países houve intensa produção de Playmobil nos anos 70-80, alguns de qualidade comparável à da matriz alemã, e outros, nem tanto.

Mas a profusão de nomes e fábricas durou pouco. Em meados dos anos 80, a Geobra decidiu unificar e universalizar a marca "Playmobil" (talvez já antevendo uma globalização do mercado e preocupada com o que hoje se chama branding). Até mesmo as autorizações de fabricação foram sendo extintas, de tal forma que hoje apenas a própria Geobra pode criar e comercializar o Playmobil.






Famobil, PlayPeople... Vários nomes do Playmobil antes da unificação da marca
Distintos nombres para los clicks antes de la unificación de la marca
Different names for the same Playmobil, before the unification of the brand




.

Comentários

  1. lo de Famobil y Playpeople lo sabía, pero los australianos Pocket People lo desconocía por completo! saludos desde Argentina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, SeaMonkey

      Con ayuda de un coleccionista australiano, he conseguido imagenes de una caja Pocket People.

      Las puse en este hilo:
      http://playvender.blogspot.com.br/2010/12/sucrilhos-com-playmobil.html

      Gracias por tus comentarios,
      ZEROCAL

      Excluir
  2. Grande Zerocal,

    não fazia idéia da diversidade de fabricantes que nossos queridos plays já tiveram. Muito interessante a pesquisa realizada e devida divulgação.

    Acredito que seja uma dificuldade encontrar uma relíquia destas pela web, pelo menos uma caixinha de cada fabricante ficaria bem interessante para uma Exposição.

    Parabéns pela iniciativa e obrigado pelo compartilhamento.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius,

      Na Exposição de 2011 no Forte de Copacabana, havia uma vitrine chamada 'Playmobil Ontem', na qual conseguimos juntar peças de vários países, incluindo os Playpeople ingleses, ao lado de bonecos gregos, argentinos etc...

      Mas sim, estou louco atrás de um Famobil... vamos ver se consigo contatos na Espanha! rs...

      Excluir
    2. Legal Zerocal,

      lembro da vitrine da EXPO 2011 e fui buscar em minhas fotos mas infelizmente não registrei estes momentos por completo pois tenho fotos de parte da vitrine. Uma pena, mas lembro-me bem da vitrine!

      Mas, legal, vamos torcer para que nas próximas Exposições possamos ter uma coletânea mais vasta.

      Muito legal saber!

      Boa sorte nos contatos!

      Abraços.

      Excluir
    3. Marcius,

      Eu tb só tenho uma foto "geral" da vitrine, na qual os produtos aparecem de longe... rs!

      Ah, uma boa notícia: acabei de conseguir uma caixa de Playmobil feito pela Schaper! Deve chegar nos próximos dias e será devidamente fotografada e catalogada como "estrangeira"!

      abs!

      Excluir
    4. Parabéns Zerocal.

      Que bela aquisição! E o acervo vai crescendo!.. Sucesso nas fotos.

      Excluir
  3. Se o amigo me permite uma sugestão, por aqui ou no outro blog, gostaria muito de saber / conhecer os períodos em que cada empresa representou a marca. Por quanto tempo cada uma delas teve essa "autonomia"? E quantas caixas cada uma delas chegou a colocar para "deleite" das crianças e colecionadores?

    Você teria ou poderia nos proporcionar com esta coletânea? rs

    Sei que não é tarefa fácil mas, como conhecedor deste mundo Playmobílico, com certeza o amigo já tem alguma informação do tipo... rsrs

    Obrigado Zerocal.

    Forte e fraterno abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Marcius...

      O que vc me pede é um trabalho de décadas!!! rs...

      Esses dados antigos são bem difícieis de coletar: muitas dessas fábricas já faliram e, numa era pré-internet, deixaram poucos registros confiáveis. Como exemplo, veja nossa dificuldade aqui no Brasil em conseguir esse tipo de informação sobre a TROL...

      Mas a sugestão é boa, vou retomá-la em breve.

      abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES