CRIANÇAS PLAYMOBIL


Os primeiros bonecos Playmobil imitando figuras infantis surgiram em 1981, na Alemanha. Logo em seguida chegaram ao Brasil, produzidos pela fábrica de brinquedos TROL. Além do tamanho reduzido (cerca de 5cm de altura, contra os 7,5cm dos bonecos "adultos"), a grande inovação trazida pelas crianças Playmobil era a mão giratória.

Desde 1976 (quando foi criado) até 1980, todo Playmobil tinha as mãos fixas. Com o surgimento das crianças, as clássicas mãozinhas em forma de U passaram a rotacionar 360 graus, conferindo ao boneco mais possibilidades de "pegada" em relação aos objetos, ferramentas e utensílios do seu universo.

Com o sucesso da mão-móvel das crianças, todos os bonecos passaram então a incorporar a novidade e, em menos de dois anos, os mãos-fixas tornaram-se obsoletos... mas ainda assim, adoráveis!

Este blogueiro admite que não se lembrava da TROL ter feito bonecos em tamanho infantil (e achava que apenas a Estrela os tivesse produzido, nos anos 90). Mas a foto da caixa acima, comprada de um colecionador do Rio Grande do Sul e recentemente incorporada à minha coleção, mostra o logotipo da empresa no topo da caixinha. E a brincadeira continua...


Bonequinhos junto de uma das primeiras caixas com crianças Playmobil produzidas no Brasil
Clicks junto a una de las primeras cajas fabricadas en Brasil con los niños de Playmobil 
Playmobil children playing with an old Brazilian box, dated from the late 80's



.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

THE POLICE

COLEÇÃO COMPLETA

PLAYMOBIL PARALÍMPICO