COLEÇÃO POLÍCIA


Em tempos de pacificação, este blogueiro abre espaço para sua corporação policial. Todos os bonecos e veículos são da TROL, fabricados no Brasil nos anos 70 e 80.

Sempre gostei mais dos policiais motoqueiros azuis (e nunca dei muita bola para os soldados verdes, cor da polícia alemã, que inspirou os bonecos Playmobil) e por isso tenho bem mais azuis que verdes. Em termos de embalagem, tenho quatro caixas:
TROL 23.32.4 - special do policial
TROL 23.21.5 - carro verde da Polícia
TROL 23.23.2 - set com 5 policiais
TROL 23.40.1 - set com 7 policiais

Nos próximos posts, mais coleções Playmobil... aguardem!





 
Coleção Policiais Playmobil, todos produzidos pela Trol
Colección Policía, producida en Brasil por Trol
Playmobil Police Collection, made in Brazil by Trol
 
 

 
.
 


Comentários

  1. Olá, parabéns pelo seu belíssimo blog!

    Esse seu post encheu meus olhos de nostalgia! Sou mais um daqueles que se orgulha de ter vivido uma infância “regada” a muitos kits do Playmobil. Cresci na época da Trol, cheguei a adquirir alguns poucos modelos lançados pela Estrela, e, particularmente, a linha policial sempre foi a minha favorita. Meu primeiro Playmobil foi aquele set que agregava um caminhão conversível verde, uma motocicleta (também verde) e dois policiais azuis, iguais a estes que estão nas fotos acima. Os acessórios eram muitos, e potencializavam bastante a nossa criatividade na hora de brincar: semáforo, cones, megafones, rádios, placas de sinalização. O máximo! Até hoje tento encontrar esse kit, mas vejo que ele é bastante raro (ou, quando o encontro, muito caro). Quase com trinta anos completados, até hoje me pergunto se a escolha de minha profissão foi influenciada pelas minhas primevas brincadeiras com o Playmobil. Ah, sim, sou policial... rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelos elogios, Luciano.

    Realmente, o set a que vc se refere é difícil de encontrar -- mas vc pode tentar comprar aos poucos: primeiro a moto, depois o caminhão, e enfim os bonecos... Os acessórios vc encontra aqui e ali...

    Para os verdadeiros fãs de Playmobil, recomendo o webfórum www.playbrasilmobil.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou embarcando no seu conselho, e passei a garimpar por "vestígios" desse set no MercadoLivre. Tenho evitado o Ebay por conta da falta de confiança em nosso sistema alfandegário. Um amigo meu já teve suas encomendas extraviadas por duas vezes. Lastimável!

    Como curiosidade, é interessante notar que os veículos maiores dessa primeira linha da Geobra - a van e o caminhão - foram nitidamente inspirados no design do Volkswagen Transporter T3 Doka, utilitário que circulava pela Alemanha naqueles idos de 1970/1980.

    ResponderExcluir
  4. Luciano,
    Embora com alguns preços absurdos, ainda é possível fazer um "garimpo" no MLivre e achar boas coisas...

    Não sabia dessa curiosidade -- vi agora o modelo DOKA na interenet e achei mesmo bem parecido com os veículos Playmobil.

    Já eu sempre estranhei quando criança as cores verde e branco para a Polícia... só quando adulto, descobri que são assim os carros policiais alemães...

    ResponderExcluir
  5. Pois é! Hoje é mais fácil identificar as “inspirações” dos automóveis existentes nos catálogos Playmobil. Os sets 3160 e 4260, por exemplo, são, respectivamente, perceptíveis esboços dos modelos Mercedes-Benz 180D (Mod.96), e E300 StationWagon (Mod.90). Também me lembro de um set de Rally, lançado na década de 80, cujo carrinho lembrava muito o Peugeot 206. Por “coincidência”, o lançamento desse kit coincidiu com a época de ouro da Peugeot no mundial de Rally... É o Playmobil imitando a vida!

    Essa questão dos uniformes da polícia alemã também me fez pesquisar bastante a respeito, depois de adulto. Descobri que essa cor verde remontava desde a época do Estado Nazista. Mas o contexto abordado pelo Playmobil é bem distinto, pertinente ao pós-guerra, em 1976. Foi quando a então Alemanha Ocidental implementou uniformes policiais nas cores verde e cáqui, de acordo com um projeto concebido pelo estilista Heinz Oestergaard (uniforme que é fielmente retratado nos bonecos do set 3903, dentre outros). No entanto, essa iniciativa veio na contramão da maioria dos países europeus, que padronizaram os uniformes de suas polícias nas cores azul ou preta. Mais algumas décadas adiante, após a sedimentação do advento da União Européia e da Zona do Euro, alguns estados alemães introduziram uniformes azuis, projetados para se integrarem à imagem comum da polícia na Europa. Coincidentemente, a partir da década de 90, vemos os kits Playmobil ilustrarem essa mudança também. Se bem que o uniforme de alguns bonecos dos “kits azuis” também lembra os Carabinieri da Itália. Enfim, acho que a Geobra passou a valorizar o aspecto visual de diversas forças policiais, até mesmo para conquistar o mercado mundial. Basta, para isso, conferir o ecletismo presente no set 7385.

    Ih, desculpe pelo texto longo... rsrs. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL PARALÍMPICO

THE POLICE

100 MIL VISITANTES